| 

Linha de Vida

Home / Linha de Vida

Fundamental para quem realiza trabalho em altura elevada, a linha de vida é um equipamento que proporciona segurança e previne quedas e acidentes. Para isso, cordas ou cabos de aço devem ser instaladas e ligadas a um cinto de segurança e a ancoragens.

Também chamada de linha de ancoragem, este equipamento deve ser utilizado por todos os funcionários que executam trabalhos em alturas superiores a 2 metros — seja em andaimes, plataformas ou escadas. A linha de vida serve também para trabalhos em profundidade, como escavações, poços e minas.



Existem dois tipos de linhas de vida: as temporais e as fixas. A diferença entre elas se dá em função do tempo de uso.

O equipamento de linha de vida precisa prever a movimentação do usuário ao longo de sua extensão. Caso o equipamento precise ser desprendido em algum momento da movimentação, o trabalhador necessitará de cordas com pontas duplas, ancoradas em dois pontos diferentes.

Para a realização de trabalhos que exijam posições inclinadas ou verticais, é essencial a utilização de um carrinho com travamento automático. Outro detalhe que deve ser respeitado é o número máximo de operários conectados à mesma linha de vida.

Linha de vida temporal e fixa

A linha de vida temporal, como o nome já diz, é desmontada quando determinada fase da obra é finalizada, enquanto a fixa permanece até o final da construção. Neste segundo caso, os componentes devem ser resistentes, preferencialmente feitos de materiais como aço inoxidável.